Pranayama – Expansão da energia vital #circuloedl

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      Pranayama  é um dos elementos do yoga. “Prana” é uma palavra de origem sânscrita que significa “energia vital” (também conhecido como Chi), a energia que sustenta nossa vida ou força vital. Já o sufixo “Ayama” significa expansão. Logo Pranayama é a expansão da energia vital.

     É uma pratica antiga envolvendo o controle da respiração, que pode aliviar alguns sintomas respiratórios como asma. É também benéfico no tratamento de perturbações relacionadas com stress, tais como ansiedade e a depressão.

     Acontece que a maioria das pessoas respira de forma superficial e insuficiente, sem sequer observar que isso acontece, utilizando apenas uma ínfima parte da capacidade pulmonar e vital. É uma forma bastante precária e limitada de respirar e viver, se considerarmos o potencial que temos para desenvolver de saúde, vitalidade e resistência, mas todos já passamos por experiências onde nossa respiração teve um papel decisivo, provando que ela tem total relação com o nosso estado emocional e físico.

    Quando nossa respiração está agitada, frenética, superficial, nosso organismo inteiro está sofrendo de ansiedade. Já quando respiramos profundamente e de forma cadenciada, assumimos um estado de tranquilidade e conforto. Uma boa noite de sono faz com que acordemos assim, com a respiração longa e profunda, e o corpo naturalmente relaxado.

 

Separei três exercícios de Pranayamas fáceis de aprofundar: 

 

Udgeeth Pranayama: Respiração de Entoação

 

Inspire profundamente pelo nariz. Primeiro, sinta o diafragma se movendo para baixo, permitindo que os pulmões se expandam e forçando o abdome para fora. Em seguida, sinta o seu peito se expandir, com as suas clavículas subindo.

Expire muito lentamente enquanto entoa o Om. Permita que a sílaba saia o mais lentamente possível. Certifique-se de manter o “O” longo e o “M” curto. (“OOOOOOM)

 

 

 Pranayama: Sitali

Inalar pela língua e encher lentamente o peito, exalar pelas duas narinas. Esta descrição reforça a posição da língua, que deve estar “enrolada” em forma de U.

É uma técnica que produz uma sensação de frescor, sendo indicada para combater o calor.

 

 

Nadi Shodhana (narinas alteradas)

(A respiração que mais acalma)

 

Primeiro feche os olhos e concentre-se na respiração. Feche a narina direita com o polegar direito. Basta pressionar o polegar contra a narina para bloqueá-la.

Inspire lentamente pela narina esquerda. Encha os pulmões com o ar primeiro sinta o diafragma se mover para baixo, permitindo que pulmões se expandam e forçando o abdome para fora. Em seguida, sinta o seu peito se expandir, com suas clavículas subindo.

Retire o seu polegar de sua narina direita. Mantenha a sua mão direita próxima ao seu nariz e os pulmões cheios de ar.
Use seus dedos anelar e dedo médio para fechar a narina esquerda. A maioria das pessoas acha que é mais fácil continuar com a mesma mão para bloquear a narina, mas você pode trocar de mãos dependendo de qual narina você estiver bloqueando.

Expire lentamente com a narina direita perceba as clavículas baixando, se esvaziando completamente, o tórax e o abdome encolhendo. Termine de expirar, mantenha a narina esquerda fechada.

Inspire pela narina direita. Encha os pulmões

Feche a narina direita e abra a esquerda.

Expire lentamente pela narina esquerda.

Com o dedão da mão direita, obstrua a narina direita e inspire pela narina esquerda. Com os pulmões cheios, troque a narina em atividade, obstruindo a narina esquerda direita.

Inspire novamente pela mesma narina direita. Com os pulmões cheios, troque a narina em atividade e expire pela narina esquerda.

Uma dica é realizar os exercícios antes de dormir, pois pode proporcionar uma boa noite de sono.

 

Boa pratica! 

Luz p’ra nós! 

 

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Jac JannieCatarina MeloAdmin bar avatarJonathan Muniz Recent comment authors
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Luiz Fernando Camacho Pena
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Luiz Fernando Camacho Pena

A vida é uma grande respiração, são ótimas técnicas. Luz p’ra nós.

Douglas Ceron
Editor

Dicas valiosas. Gratidão pelo compartilhamento. A vida é respiração. O eterno movimento de Deus.
Luz pra NÓS

Camila Ribeiro
Membro

Aho maravilha que matéria top!
GRATIDÃO IRMÃ
LUZ PRA NÓS!

Camila Ribeiro
Membro

Bora praticar…

Luna Yashiki
Membro

bora mesmo!!!

(Alleyn)
Membro

Excelentes benefícios. Obrigada pela matéria

Membro

Parabéns pelo post, irmã!
São ótimas técnicas que acabam colaborando para uma maior observação de nós mesmos.
Grata e luz pra nós 🙏💕

Catarina Melo
Editor

Li o post todo na atenção a respiração! Muitas terapias ao reino, gratidão a partilha! Luz pra nós

Luna Yashiki
Membro

Gratidão pela partilha! luz p nós

Luna Yashiki
Membro

Haux Luz pra nós

Arlete Lima
Membro
Arlete Lima

Obrigado pelo post irmã, já colocando em prática rs

Reynaldo Mattar Neto (Buizão)
Membro

luz p’ra nós

Raquel Broll
Membro

Perfeito irmã, é muito bom saber que temos tantos recursos para viver em plenitude

Luiz Fernando Camacho Pena
Membro
Luiz Fernando Camacho Pena

Luz pra nós!

Érick Almeida
Membro
Érick Almeida

Ótimas praticas! Luz p’ra nós!

Thiago Galhas
Membro

Grande post, irmã… parabéns!
Luz p’ra nós.

Márcio Henrique
Membro

Ótimo post!!

Fábio souza
Membro
Fábio souza

Luz pra nós belo trabalho.
São ótimas técnicas! Gratidão

Membro

Muito bommm! bora praticar! Luz p’ra nós.

Jonathan Muniz
Jonathan Muniz

Luz p’ra nós!

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Richard Maquiavel

Luz p’ra nós!

Membro

“A vida inspira à quem respira!”

Grayidao pelo post irmã!!!

Luz pra nos

Jac Jannie

Muito bom!! Luz pr’a nós